Como planejar a sucessão familiar em propriedades rurais

O processo de planejamento da sucessão familiar em propriedades rurais pode ser bem delicado. Para que você consiga compreender melhor sobre esses pontos, confira as dicas e saiba como planejar bem.
Tempo de leitura: 2 minutos

O processo de sucessão familiar é algo muito tradicional quando o assunto são as propriedades rurais. No entanto, ao mesmo tempo, pode representar um verdadeiro desafio, caso não seja bem planejado.

Assim, quando se há um bom planejamento para a sucessão, as propriedades não ficam vulneráveis a possíveis eventualidades. Pelo contrário: se tornam mais seguras e preparadas para quaisquer problemas.

Dessa forma, neste artigo, separamos algumas dicas para você garantir um bom planejamento da sucessão familiar das propriedades rurais e não sofrer com qualquer percalço. Acompanhe!

Planejamento da sucessão familiar

Quando o assunto é a responsabilidade de formar sucessores, é muito comum que o patriarca da família escolha e fique com a tarefa de preparar para assumir as responsabilidades.

No entanto, a primeira dica é optar por quem realmente está disposto a assumir essa posição. Para isso, além da experiência da família, é muito válido investir em capacitação, como cursos, para atuar no meio rural.

Além disso, é fundamental que haja uma boa comunicação, a fim de evitar os conflitos que já existem e aqueles que podem vir a acontecer. Para isso, uma boa dica é saber separar o que é família, o que é propriedade e o que empresa. Dessa forma, evitam qualquer processo que possa afetar a sucessão familiar.

O que você deve fazer?

Para a sucessão familiar ocorrer de forma completa, é necessário que o sucessor fique por dentro de como funcionam as operações. Por isso, levante todos os dados da fazendo, dando uma maior noção sobre a situação do negócio.

Dessa forma, a tomada de decisões é facilitada. Organize relatórios sobre rentabilidade, áreas reservadas e as cultivadas, histórico, documentos legais, fornecedores, técnicas, entre outros.

Leia também: Como a tecnologia pode ajudar o produtor rural a economizar tempo?

Tenha um plano para a sucessão

Para uma boa sucessão familiar, identifique todas as necessidades e realidades do negócio. A partir disso, você criará um plano flexível, levando em consideração as interferências internas e externas. Dessa forma, garante que o negócio esteja ciente de todas as necessidades.

Leve em consideração o novo responsável, como será a transição, quem são os responsáveis por quais funções na empresa, a preparação necessária, as cotas, avaliações e responsabilidades.

É muito importante, assim como dito anteriormente, investir na capacitação do sucessor. Cursos voltados para administração e/ou agronomia, por exemplo, são boas escolhas, podendo contribuir para o futuro do negócio.

Além da parte técnica, é muito importante que todos os conhecimentos sejam colocados em prática. Então dê espaço para que o seu sucessor faça isso. Afinal, a confiança é primordial nesse processo.

Invista em tecnologia

A tecnologia é fundamental para qualquer processo, principalmente nos negócios rurais. Dessa maneira, é possível facilitar e agilizar vários processos que envolvam as propriedades, se tornando uma forte aliada para os sucessores, por exemplo.

O Nota Rural, por exemplo, é uma boa opção para automatizar as partes burocráticas da sua propriedade. O sistema emissor fiscal é 100% online e foi projetado especialmente para atender todas as necessidades dos produtores rurais.

Quer saber mais sobre o sistema do Nota Rural? Visite o site e confira as melhores soluções para você! Aproveite e solicite uma demonstração gratuita de 15 dias.

Continue lendo

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *